Viajar com Carro brasileiro na Argentina - URGENTE

Moderador: Ardi

Responder
dalcossi

Viajar com Carro brasileiro na Argentina - URGENTE

Mensaje por dalcossi » Jue Ago 02, 2012 12:28 pm

Olá bom dia a todos los hermanos!

Vou viajar para a Argentina e gostaria de ir com meu carro.
Moro em São Paulo, Brasil. Sairei daqui até Uruguaiana e atravesso para a Argentina.

Ficarei 15 dias viajando pelo país com carro de placa brasileira.
Preciso de algo especial? Pagar alguma coisa? Quais as providencias?

Abraços,

Daniel

Ardi
Moderador

Re: Viajar com Carro brasileiro na Argentina - URGENTE

Mensaje por Ardi » Jue Ago 02, 2012 12:54 pm

Se o carro está no seu nome, tudo bem. Se está no nome de outra pessoa ou empresa deverá ter uma procuração do dono (em cartório) para usar o carro fora do Brasil.

Também precisa de tirar um seguro de responsabilidade civil adicional, para circular por países do Mercosul. Esse seguro chama-se Carta Verde e pode perguntar na sua aseguradora se eles outorgam gratuitamente ou se deve pagar aparte, e nesse último caso pode perguntar em outras seguradoras ou inclusive no Banco do Brasil para comparar o preço.

Se o carro está financiado tem que perguntar na financieira se precissará de permiso especial para sair do país (algumas exigem e outras não).

Deverá levar um triângulo adicional pois na Argentina é exigência levar dois.

Finalmente, na fronteira, você deverá declarar o carro na Alfándega Argentina, que entregarão uma permissão para circular pelo país por 90 dias.

Acho que não lembro mais nada, se tiver alguma dúvida pergunta de novo.

Abraço.
Nombre: Ardi Weingast
Estado civil: Viuda
Hijos: 2 (29 y 25 años)
Lugar de procedencia: Balcarce
Lugar donde reside: Florianópolis
Tipo de residencia:Permanente
No respondo por privado lo que se puede responder en el foro

lcaponi
Moderador

Mensaje por lcaponi » Dom May 19, 2013 2:32 am

O post é antigo, mas quero adicionar que na Argentina é obrigatório circular com os faróis baixos acessos sempre (durante o dia também). Se for pego por uma blitz sem as luzes ligadas vai levar multa.
Abraços.
Leonardo
44 años
Casado
Era de Bariloche
Vivo en Buenos Aires, PE
Residencia permanente

Tempus fugit: carpe diem, memento mori

hahs71

Mensaje por hahs71 » Mar Oct 01, 2013 12:07 am

Olá amigos,

Decidi postar minha dúvida aqui uma vez que trata-se também de uma questão sobre levar um automóvel brasileiro para a Argentina, e não queria violar as regras do fórum criando dois tópicos similares. Tampouco quero desvirtuar este tópico então, se acharem conveniente que eu crie nova questão, por favor me orientem!

Bom, minha situação é a seguinte: sou brasileiro, filho de pai argentino, e estou indo morar (a princípio) por um ano na Argentina como parte de meus estudos de pós-graduação (que faço aqui no Brasil). Entretanto já tenho todos os contatos na Argentina para fazer parte dos meus estudos lá. Tenho um carro com placa brasileira e gostaria de levar ele (inicialmente pensei em comprar um lá, afinal sai muito mais barato, mas depois teria que vendê-lo novamente e ficar com um monte de pesos...). Uma das opções que verifiquei é a possibilidade de solicitar a residência permanente e utilizar da seguinte opção para nacionalizar o veículo sem a necessidade de pagar impostos, já que a lei de imigração 25.871 diz
ARTICULO 15. — Los extranjeros que sean admitidos en el país como "residentes permanentes" podrán introducir sus efectos personales, artículos para su hogar y automóvil, libres del pago de impuestos, recargos, tasas de importación y contribuciones de cualquier naturaleza, con los alcances y hasta el monto que determine el Poder Ejecutivo.
O meu objetivo é dirigir do RJ até BsAs com o carro. Não ficou claro pra mim se tenho que pagar algo mais quando entrar no país (liguei para o consulado Arg no RJ e não me souberam responder com clareza, insinuaram que eu teria SIM que pagar algo lá para legalizar o carro). Também não ficou claro pra mim se para isso eu tenho que pedir baixa do carro ("desnacionalizar"?) antes aqui no DETRAN brasileiro. Se for este o caso, não vale a pena uma vez que após 1 ano e algo eu pretendo voltar para o Brasil.

Outra opção seria eu ir com vista de turista e a cada 90 dias fazer uma viagem até alguma fronteira (Uruguai, por exemplo) e reingressar ao país com o carro com novo visto. Não consegui encontrar nada informando se há um limite de reentradas no país, nem nenhuma lei que impediria agir desta forma (quero ficar no país em conformidade legal).

Vocês poderiam sanar essas dúvidas ou me indicar algum lugar onde possa conseguir uma orientação? Estive em BsAs semana passada e no CPG solicitei a certidão de nascimento do meu pai argentino, então caso sirva de alguma coisa poderia fazer o trâmite neste sentido. Caso seja melhor solicitar a res. permanente, é mais conveniente inicia-la aqui no RJ, correto?

Desde já agradeço qualquer orientação!

Obrigado,
Carlos

PS. podem responder em castellano!!!
Nombre: Carlos
Estado civil: Solteiro
Hijos: Não
Lugar de procedencia: Brasil
Lugar donde vive actualmente o donde quiere ir a vivir: Atualmente -> Rio de Janeiro; onde vou -> Capital Federal
Tipo de residencia: nenhuma

Fedrik
Administrador

Mensaje por Fedrik » Mar Oct 01, 2013 9:58 am

Carlos certamente e é uma opinião minha ao respeito não vejo necessidade ou que tenha alguma vantagem fazer isso com o carro. A lei existe e com certeza pode nacionalizar-se e vou deixar informação mas eu não conheço detalhes. Trazer um carro e mesmo que seja possível fazer o que você pretende a fazer com certeza será bastante burocrático e custoso. Minha opinião é pq aqui em Buenos Aires não tem sentido nenhum ter um carro já que movimentar-se pela cidade é muito fácil e barato. Além de puder nacionalizar o carro tem que pensar que aqui os custos de manutenção dos carros é caro, principalmente a garagem que pode custar tanto ou mais do que um aluguel simples de um apartamento. Ninguém aluga um apartamento com vaga para carro e se for o caso vai pagar o dobro por conta disso. Tem que pensar no seguro; aqui é obrigatório ter segurado o carro e isso a depender do tipo e modelo do carro não será menor do que 300 ou 400 pesos por mês.

Bom, não era minha intenção tirar suas expectativas no lixo mas achei correto você saber dessas coisas. Segue o link com informação da AFIP sobre a importação e nacionalização de carros:

http://www.afip.gob.ar/genericos/guiavi ... nivel3=735
Nombre: Federico Fontana (Fedde)
Estado civil: Divorciado
Hijos: 1
Lugar de procedencia: Bariloche
Lugar donde vivo actualmente: Heredia, Costa Rica
Tipo de residencia: ninguna

hahs71

Mensaje por hahs71 » Mié Oct 02, 2013 11:56 pm

Oi Fedrik!

Obrigado pela resposta. Na verdade já havia levado tudo isso em consideração antes de pensar em levar o carro (e, realmente, preço de garagem em BsAs é um absurdo de louco! Felizmente já tenho onde deixar o carro no lugar onde ficarei, então quanto a isso estou tranquilo). Mas, como quero percorrer o país enquanto estiver aí, acho que valerá a pena fazê-lo com o carro (até porque tenho um cachorro e ele vai junto! :mrgreen:). Quanto ao seguro, não sai mais caro que aqui no Brasil, e é algo realmente necessário para qualquer eventualidade...

Obrigado pelo link da AFIP, bastante esclarecedor!

Estou considerando, entretanto, mais a possibilidade de ir como turista e renovar o visto a cada 3 meses, indo para a fronteira e reentrando. Me parece que sairá mais barato e terei menos dor de cabeça. (o único que me dá um pouco de receio é rodar com um carro de placa brasileira na Argentina, talvez chame um pouco a atenção e atraia vândalos..). Você (ou algum colega) saberia me dizer se há algum empecilho em proceder desta maneira?

Saludos!
Nombre: Carlos
Estado civil: Solteiro
Hijos: Não
Lugar de procedencia: Brasil
Lugar donde vive actualmente o donde quiere ir a vivir: Atualmente -> Rio de Janeiro; onde vou -> Capital Federal
Tipo de residencia: nenhuma

lcaponi
Moderador

Mensaje por lcaponi » Jue Oct 03, 2013 12:57 am

Ola Carlos, eu penso que o que atrai os vândalos é o carro e não a placa. Um Audi TT com placa argentina tem mais chances de ser roubado que um brasilia com placa brasileira :-)
Abraço!
Leonardo
44 años
Casado
Era de Bariloche
Vivo en Buenos Aires, PE
Residencia permanente

Tempus fugit: carpe diem, memento mori

Euge

Mensaje por Euge » Mié Nov 16, 2016 11:57 am

Prezados, boa tarde!
Gostaria de saber se a resposta dada por Ardi em agosto de 2012 ainda está vigente ou existem novos documentos para ter em conta para viajar à Argentina com carro brasileiro.
Muito obrigada!
Abraço.
Nombre: María Eugenia
Estado civil: casada
Hijos: 2
Lugar de nacimiento: Villa Cañás, Argentina
Lugar donde vivo actualmente: Ribeirão Preto, Brasil
Tipo de residencia: permanente

Horacio
Moderador

Mensaje por Horacio » Mié Nov 16, 2016 3:59 pm

Que sepamos todavia son los mismos tramites, si encontras algo diferente porfavor contanos porque este foro informa según las experiencias que nos aportan, no es un foro de informacion legal.

Saludos
Nombre: Horacio
Estado civil: Soltero
Hijos: 1
Lugar de procedencia: General Pacheco- Buenos Aires
Lugar donde vive actualmente: Brasilia-DF
Tipo de residencia: residente permanente

Ubuntu - Hakuna Matata

Ardi
Moderador

Mensaje por Ardi » Mié Nov 16, 2016 9:48 pm

Ainda continua igual.

Euge

Mensaje por Euge » Vie Nov 18, 2016 7:05 am

Muchas gracias por las respuestas. Si, voy a informarles si surgen nuevos documentos o cosas para tener en cuenta. Abrazo!
Nombre: María Eugenia
Estado civil: casada
Hijos: 2
Lugar de nacimiento: Villa Cañás, Argentina
Lugar donde vivo actualmente: Ribeirão Preto, Brasil
Tipo de residencia: permanente

Ardi
Moderador

Mensaje por Ardi » Dom Nov 20, 2016 10:54 pm

No hay nuevas exigencias o documentos diferentes. Una amiga viajó el lunes para allá y fue todo igual que siempre.

Valus

Mensaje por Valus » Dom Feb 11, 2018 8:55 am

Hola que tal?
El 05/11/2017 me fui a CABA llevar mi familia de paseo en mi auto de patente Brasileña, que para ingresar en Argentina obtuve el permiso de 90 dias. Lo que paso fue que mi auto se rompió y tuve que dejarlo, asi egresando de Argentina el 22/12/2017. Yo salí y deje mi auto en CABA sin realizar ningún tramite (por ignorancia), ya que pensaba que lograria comprar los repuestos en Brasil ( porque tardaria mucho importarlos desde Argentina) y volver a CABA dentro de los 90 dias desde que había ingresado con el auto el dia 05/11/2017.
Bueno... me explico.. Ahora ya se ha pasado más o menos 100 dias que el Auto esta en CABA, quiero volver esta semana, ingresando y obteniendo otra carta de 90 dias, hacer el repuesto y arreglar el auto y egresar de Argentina hasta el fin de febrero con el auto. La duda que tengo es sí tengo que hacer un tramite para egresar con el auto que ya esta en Argentina más de 90 dias? o si sólo con el permiso transitorio de entrada y salida de 90 dias (vigente) puedo egresar del país con este auto?
Atenciosamente, Gracias!
Nombre: Fabio Valus
Estado civil: União estavel
Hijos: sí
Lugar de nacimiento: Brasil
Lugar donde vivo actualmente: Buenos Aires
Tipo de residencia en Argentina: Permanente

Responder

Volver a “Tramites para brasileiros na Argentina”