LEGALIZAÇÃO na Argentina

Moderador: Ardi

Responder
BRCosta

LEGALIZAÇÃO na Argentina

Mensaje por BRCosta » Mié Abr 06, 2011 8:09 pm

Olá pessoal, olá a todos!

Este é meu primeiro tópico aqui no fórum após encontrá-lo via Google.com quando procurava informações sobre o processo de legalização de brasileiros e não brasileiros (francês) na Argentina.

Primeiramente, agradeço a oportunidade de esclarecer minhas dúvidas e agradeço de ante-mão aos amigos que puderem de coração ajudar. Me chamo Rodrigo.

Minha história é a seguinte:

Eu (cidadão brasileiro) e minha esposa (cidadã francesa) que somos casados civilmente no Brasil, com certidão de casamento brasileira válida, reconhecimento do casamento atualizado por parte da Embaixada Francesa no Brasil, desejamos, ou melhor, estamos de "partida"/mudança para ir viver na Argentina, mais especificamente em Mendoza (esse é nosso plano inicial). Iremos iniciar um curso de Espanhol simultaneamente com a nossa chegada na Argentina, pois nosso principal objetivo é falar o idioma nativo da região o mais rápido que pudermos, pois assim poderemos abrir melhor as portas para se conseguir um emprego, moradia, etc (estou errado na lógica?). Então, como já decidimos que nosso destino será a Argentina, o que gostaria de saber o que de fato necessitaremos para manter regularizada nossa situação na Argentina? Pois sairemos em mais ou menos 2 meses aqui do Brasil para já iniciarmos o curso de Espanhol em Mendoza e viver nossa nova vida Argentina!

Que conselhos, dicas vocês poderiam nos dar para agilizarmos qualquer coisa que se faça necessária já que ainda estamos no Brasil?

Agradeço a atenção desde já!

Um abraço,
Fiquem com Deus.
Rodrigo.
Deus é Pai!

Ardi
Moderador

Re: LEGALIZAÇÃO na Argentina

Mensaje por Ardi » Sab Abr 09, 2011 6:26 am

ATENCIÓN, LEAN LAS REGLAS DEL FORO ANTES DE EMPEZAR A PARTICIPAR.

REGLAS DEL FORO:

viewtopic.php?f=56&t=1431

A PARTIR DEL 30/03/2011 TODOS LOS USUARIOS DEBERÁN TENER UN TÓPICO DE PRESENTACIÓN EN EL FORO "BIENVENIDOS" PARA CONTINUAR PARTICIPANDO.

Cumpliendo con las reglas, cierro temporariamente este tópico hasta que la persona que consulta tenga su tópico de presentación en el foro "Bienvenidos".
Nombre: Ardi Weingast
Estado civil: Viuda
Hijos: 2 (29 y 25 años)
Lugar de procedencia: Balcarce
Lugar donde reside: Florianópolis
Tipo de residencia:Permanente
No respondo por privado lo que se puede responder en el foro

Fedrik
Administrador

Mensaje por Fedrik » Lun Abr 11, 2011 9:40 am

Rodrigo o que você e sua esposa precisam pra fazer a residência está explicado no seguinte link: viewtopic.php?f=12&t=6

É melhor você começar o tramite no Brasil, no Consulado Argentino e finalizar aqui na Argentina onde você for morar.
Nombre: Federico Fontana (Fedde)
Estado civil: Divorciado
Hijos: 1
Lugar de procedencia: Bariloche
Lugar donde vivo actualmente: Heredia, Costa Rica
Tipo de residencia: ninguna

BRCosta

Mensaje por BRCosta » Lun Abr 11, 2011 11:55 pm

Fedrik escribió:Rodrigo o que você e sua esposa precisam pra fazer a residência está explicado no seguinte link: viewtopic.php?f=12&t=6

É melhor você começar o tramite no Brasil, no Consulado Argentino e finalizar aqui na Argentina onde você for morar.
Olá Fedrik!

Obrigado pela resposta!

Eu já havia visitado esse link que você passou e sinceramente achei que não estava atualizado, pois a data do post é bem antiga. Será mesmo que esses aí ainda são os procedimentos legais que eu e minha esposa precisamos fazer para morar, trabalhar e viver legalmente na Argentina?

Como disse anteriormente, estamos indo daqui a algum tempo para Mendoza/ARG para ficar em definitivo. Primeiramente iremos iniciar um curso de espanhol na escola ECELA de Mendoza e neste momento estamos já pesquisando sobre apartamentos/casas para alugar. Como nosso interesse é morar na Argentina, eu e minha esposa (que é cidadã francesa - algum problema na Argentina isso?) precisamos providenciar e organizar muitas coisas para essa mudança.

Fedrik, você diz para iniciarmos o processo aqui no Brasil mesmo procurando um consulado da Argentina por aqui, mas isso vai ser meio que impossível para nós, pois estamos vivendo neste momento em Manaus/Amazonas-Brazil (Região Norte) por conta do trabalho e aqui neste lugar não há nenhum consulado Argentino e para irmos até um, teríamos que ir até o Rio de Janeiro, São Paulo, etc para conseguirmos isto o que pra gente não compensa, pois a passagem aérea é muito cara e o trajeto é muito grande e demorado!!! Então, posso te dizer que teremos que iniciar o nosso processo de regularização, ou melhor, pedido de permanência na Argentina apenas quando estivermos aí mesmo! Teremos que entrar com os vistos de turista normal, isso é problema grave? Há solução estando aí na Argentina em Mendoza?

Fedrik e demais amigos aqui da comunidade - Eu agradeço muito atenção de vocês para ajudar-me a sanar todas essas inúmeras dúvidas que tanto eu quanto minha esposa temos nessa grande mudança de vida nossa que está por vir! :!:

Agradeço a atenção e compreensão.

Um abraço,
Rodrigo.
Deus é Pai!

Fedrik
Administrador

Mensaje por Fedrik » Mar Abr 12, 2011 9:29 am

Primeiramente Rodrigo que sua esposa seja francesa não tem problema nenhuma porque vocês estão casados então ela vai fazer a residência do mesmo jeito que você. Como não pode começar o tramite no Brasil não tem problema também não; chegando aqui vocês entram como turistas e fazem o tramite. Eu na verdade não sei onde estão fazendo em Mendoza, só conheço os procedimentos aqui na Capital Federal, mas com certeza uma coisa, ainda tudo continua do mesmo jeito que aqui explicamos. Infelizmente nem sempre as pessoas colaboram voltando pra nos contar como foi o tramite e se alguma coisa mudou; elas simplesmente conseguem as respostas pra seus problemas e depois somem de vez. Este site só funciona graças a colaboração de todos vocês e não é com dinheiro mas sim com informação só. Dando dicas, mandando info atualizada e demais. Eu acho que em Mendoza tem que ter um escritório de Migrações e eu começaria procurar fazer o tramite lá. O mais importante é que vocês precisam trazer o atestado criminal e certidão de nascimento carimbada em Itamaraty do contrário não vão aceitar os documentos aqui na Argentina. Qualquer coisa é só perguntar ok?

Até!

BRCosta

Mensaje por BRCosta » Jue Abr 14, 2011 12:27 am

Olá Fedrik!

Rapaz, quanta solicitude a sua de ajudar!! Eu te agradeço imensamente e que Deus lhe pague o que eu não puder!

Em relação aos trâmites, fica minha dúvida agora nessa última questão levantada por você que é: A Certidão de Antecedentes Criminais e Certidão de Nascimento. Pois bem, eu claro, possuo minha certidão de nascimento, antiga como eu, mas legível e ok. Agora, "CARIMBADA pelo ITAMARATY" eu não sei sobre Fedrik?!? Principalmente, caso seja necessário me dirigir, tipo, a Brasilia, para conseguir tais carimbos, mais uma vez, isso será inviável, justamente pelo mesmo motivo que falei no post anterior - a distância e gastos $$$ em viagens de Manaus/Amazonas/BR para São Paulo, Rio, etc. Fora, que como disse também antes, minha esposa é francesa, sendo assim, ela não tem certidão de nascimento brasileira, mas sim a certidão de nascimento francesa (mas e esse carimbo de itamaraty, ela não precisa certo? E antecedentes criminais dela? da frança? Pois aqui no Brazil ela ainda está sendo registrada, não possui ainda a carteira de identidade de estrangeiro, está justamente em processo isso. Então meu amigo, minha dúvida é: Como eu posso conseguir esse carimbo do Itamaraty e se eu posso resolver com minha esposa TODO o trâmite já estando aí na Argentina, pois de uma maneira geral, TALVEZ seja até mais viável e fácil, pois estando aqui em Manaus/Amazonas/Brazil, rapaz, TUDO É LONGE - estamos dentro da Floresta Amazônica! :) Então Fedrik, sepuder ajudar nessas últimas dúvidas, eu te agradeço mais uma vez.

PS: Realmente estamos planejando a ida para Mendoza/AR e desejamos que seja possível resolver esse trâmite estando lá, mas caso seja necessário ir a Buenos Aires algumas vezes durante todo o processo, faremos isso, será o jeito. Aproveitamos e passamos aí para pegar mais algumas dicas e agradecer pessoalmente. :)
PS2: Fica tranquilo que agora desde o inicio do tramite, eu estarei aqui o maximo presente no forum para ajudar e comunicar aos amigos como tudo se passa e funciona. Do inicio ao fim do processo! Estamos juntos.

Muito obrigado pelo enorme HELP!

Um abraço,
Rodrigo.
Deus é Pai!

Fedrik
Administrador

Mensaje por Fedrik » Jue Abr 14, 2011 11:43 am

Então Rodrigo a coisa é mais simples do que você acha. Primeiramente você não deve viajar pra Brasilia; os documentos tem que ser enviados pelo Correio. No link que passei pra você onde tem explicado tudo tem mais outro link onde fazer a legalização de documentos e está o endereço de Brasilia. Aí você deve mandar seus documentos explicando o motivo do carimbo e botar um endereço de retorno pra eles te devolverem tudo certinho. O carimbo é grátis porém só vai pagar pelo envio da documentação e demora ums 30 dias mais ou menos.

Respeito aos documentos da sua esposa se vão morar aqui mesmo que esteja em tramite não vai precisar do RG brasileiro pq ela não vai deixar de ser francesa. Então o que ela precisa é levar a certidão de nascimento dela (da França) ao Consulado Francês pra ser legalizado. Sei que vocês estão longe de tudo então aí na verdade vão ter que se virar de algum jeito ou pensar em ficar uns dias em Sampa ou Buenos Aires pra puder fazer isso.

Minha recomendação é a seguinte: Sem esses documentos carimbados, os seus não perca tempo vindo pra Argentina porque aqui vão te pedir isso carimbado no Itamaraty; caso você não tenha esse carimbo NÃO vai conseguir tirar a residência. A documentação da sua esposa precisa do carimbo do Consulado da França, seja no Brasil ou na Argentina.

É muito importante não vim na Argentina sem ter dado inicio nesses carimbos porém se ainda não tem as passagens melhor e primeiramente solucionam esse tema. Pra que sua esposa receba a residência também tem que trazer a certidão de matrimônio.

Leia de novo os passos no seguinte link porque acho que algumas coisas não foram compreendidas e qualquer coisa volta perguntar:

viewtopic.php?f=12&t=6&p=15#p15

Abraço.

BRCosta

Mensaje por BRCosta » Jue Abr 14, 2011 3:52 pm

Caro Fedrik,

Mais uma vez, meu muito obrigado!!!

Você até anima nossos planos! Boas almas são coisa rara...

Enfim, então, li e reli tudo e parece que entendi. Então, acabei de começar o processo de tirar uma 2a via da minha Certidão de nascimento e vou pedir na Policia Federal na semana que vem a minha certidão de Antecedentes Criminais. É isso certo? Ai pego esses 2 documentos e envio para Brasilia/Itamaraty pedindo que seja carimbado para legalizacao do meu tramite aí na Argentina, certo? Depois que receber aqui esses documentos posso ir pra Argentina já com o processo meio caminho andado e comecar o tramite aí no Migraciones, correto? Espero que eu tenha mesmo entendido.

Muchas Gracias.

Rodrigo.
Deus é Pai!

Fedrik
Administrador

Mensaje por Fedrik » Jue Abr 14, 2011 3:59 pm

Tudo certinho sim e também não se esqueça de reconhecer a assinatura da polícia dos antecedentes criminais num cartório; depois manda tudo pra Brasilia.

Abraço.

BRCosta

Mensaje por BRCosta » Jue Abr 14, 2011 5:58 pm

Ótimo!

Pelo menos consegui compreender agora Fedrik.

Agora, esse reconhecimento de assinatura que você diz nos antecedentes criminais é exatamente o que Fedrik?? Não entendi isso. Será que é após eu pegar essa Certidão na Policia Federal, eu vou num cartorio aqui em Manaus/AM que eu tenha firma aberta e mando reconhecer a firma??

Acho que agora pra que eu entenda 100% só fica essa questão, pois na semana que vem mesmo posso ir pedir a Certidão na Policia.

Um abraço meu amigo,
Obrigado.
Rodrigo.
Deus é Pai!

Fedrik
Administrador

Mensaje por Fedrik » Jue Abr 14, 2011 8:37 pm

Rodrigo, no cartório vc vai reconhecer a assinatura do policial que vai dar o antecedente, isso é um tramite muito comum no Brasil, vc deveria saber disso, eu só sei que essa assinatura deve ser reconhecida, do contrário o antecedentes não presta. Vá lá e pergunta no cartório mesmo eles sabem o que é isso.

Abraço,

BRCosta

Mensaje por BRCosta » Jue Abr 14, 2011 9:42 pm

E aí Fedrik!

Rapaz, você está certo!

Quando eu for na próxima semana fazer a solicitação da Certidão de Antecedentes Criminais aqui na Polícia Federal, irei também já comentar a razão pela qual estou solicitando aquela certidão e aproveitar nesse momento e questionar já na própria polícia sobre esse reconhecimento. Quem sabe lá eles já não me mandam para um cartório específico...

Enfim hermano Fedrik,
Assim que eu tiver mais novidades, eu informo aqui pra você e todos que possam estar passando ou vir a passar o mesmo processo.

Abração,
Rodrigo.
Deus é Pai!

Responder

Volver a “Tramites para brasileiros na Argentina”