Indo Para Buenos Aires

Moderador: Ardi

Responder
VICVOLI

Indo Para Buenos Aires

Mensaje por VICVOLI » Vie Ago 19, 2011 8:39 am

Bom dia a todos, ontem me cadastrei no site e achei ele maravilhoso, até agora foi o melhor lugar que eu encontrei para me encaminhar na minha ida para Baires, porém muitas dúvidas surgiram após ler algumas respostas.
Só pra entenderem melhor minha situação deixa eu explicar o que acontece, eu sou graduado em Nutrição, terminando a especialização em BH, agora em Março/2012 eu quero me mudar para Buenos Aires pensando realmente em ficar para morar ... Existem cursos na minha area que quero fazer que iniciam agora no inicio do ano, e no final do ano quero me increver no Mestrado. Partindo da idéia que quero morar, estudar e trabalhar em Buenos Aires acredito que eu tenha que acelerar o que der logo aqui no Brasil em relação a documentação para quando chegar lá ser mais facil.
Queria saber se entendi certo as dicas de voces em relação aos meus interesses:

- Revalidação do Diploma em Universidade Argentina: Pegando como base o exemplo que foi dado em relação a UBA seria interessante que eu ja providenciasse as firmas e os sellos de toda a documentação que vai ser necessária (revalidação do 2 grau, Nómina do curso, Diploma, Carta do Diretor ...) enquanto estou aqui no Brasil? Existe prazo de validade desses documentos autenticados? (dúvida que surgiu devido eu só ir daqui a 6 meses, e fiquei pensando se não existem prazos para serem usados estes documentos). Pelo o que eu entendi por enquanto só daria para eu ir autenticando os documentos, ja que todos os outros tramites necessitam eu ja estar morando em Buenos Aires.

- DNI: Em relação ao DNI, para conseguir este documento eu só preciso da Certidão de Nascimento (legalizada pela MRE), Domicilio Comprovavel (posso declarar como domicilio o lugar que eu esteja alugando temporariamente?), e pagar a taxa de $35,00 pesos. As dúvidas que surgiram: Vale a pena eu iniciar esse processo pelo Consulado aqui no Brasil, ou é um processo simples que eu consigo resolver quando estiver ai sem grandes problemas? Os custos pelo Consulado e por ai são muito diferentes? Eu ja poderia agendar o turno desde agora ainda estando no Brasil?
- Obs.:Ontem conversei com uma amiga que ficou 6 meses em BUenos Aires estudando espanhol e ela me disse pra eu fazer tudo por ai que é mais simples, que era só levar os meus documentos originais, que eu realmente deveiria me preocupar em agendar o turno que parece que esta demorando 4 meses até conseguir data.

- CUIL:
Não entendi muito bem a necessidade deste documento. É tão importante quanto o DNI?

Enfim é mais ou menos isso. Desculpa por encher de perguntas. E desde ja agradeço.

Fedrik
Administrador

Re: Indo Para Buenos Aires

Mensaje por Fedrik » Vie Ago 19, 2011 9:32 am

Favor de ler as regras do Fórum pra participar. Vou encerrar ista pergunta até vc ter se apresentado; após disso abro o tema pra te responder. Obrigado.
Nombre: Federico Fontana (Fedde)
Estado civil: Divorciado
Hijos: 1
Lugar de procedencia: Bariloche
Lugar donde vivo actualmente: Heredia, Costa Rica
Tipo de residencia: ninguna

Fedrik
Administrador

Mensaje por Fedrik » Vie Ago 19, 2011 10:47 am

Bom Victor já habilitei novamente o seu tema. Vamos por partes:

- Revalidação do Diploma em Universidade Argentina: É preciso sim que você já vá providenciando carimbar e legalizar seus documentos e neste caso eles não tem prazo de validade. Outra coisa que você deve ter em conta e providenciar é com a UBA mesmo e saber exatamente qual documentação em relação aos seus estudos eles vão te pedir e tudo isso sempre é bom carimbar e legalizar aí no Brasil.

- DNI: DNI você não vai ter até primeiramente dar entrada no tramite da residência. Então você tem duas opções, começar providencia pelo Consulado Argentino no Brasil (neste caso eu acho que pode ser a melhor escolha) No Consulado mesmo vão te explicar direitinho o que deve ser apresentado e que documentação você vai receber. Serão dois envelopes com a mesma documentação; sua certidão de nascimento; antecedentes criminais; fotos; taxas pagas e formulário preenchido da residência. Um desses envelopes vai ter que entregar no Aeroporto em migrações quando chegar e um outro em migrações na Capital Federal. Após de ter feito isso vai puder começar com o tramite do DNI.

A outra forma de fazer o tramite diretamente aqui na Capital Federal é solicitando turno pela internet uns meses antes da sua chegada para não ficar tanto tempo esperando obter a residência e tudo isso está explicado no seguindo link: viewtopic.php?f=12&t=6

- CUIL: o CUIL é o equivalente a carteira de trabalho de vocês; sem esse número não poderá trabalhar nunca. Então assim que você dá entrada na residência vá numa agência da ANSES onde tira esse número na hora e pronto. Mais info aqui: viewtopic.php?f=12&t=7

Bom, se ainda tem alguma dúvida a gente es fala. Também pode falar com o usuário Kernel; ele já fez tudo direitinho e com certeza pode te dar boas dicas.
Nombre: Federico Fontana (Fedde)
Estado civil: Divorciado
Hijos: 1
Lugar de procedencia: Bariloche
Lugar donde vivo actualmente: Heredia, Costa Rica
Tipo de residencia: ninguna

Ardi
Moderador

Mensaje por Ardi » Vie Ago 19, 2011 1:55 pm

Ótima resposta de Fedde...

Realmente, tem essas duas opções: Consulado ou fazer lá.

Consulado é mais caro, mas em compensação é menos burocrático e mais rápido. Você já chega com tudo prontinho e sabe com certeza que não esqueceu nenhum documento nem legalização.

Respeito à Revalidação de título na Argentina, quero agregar que é caro, burocrático e demorado. Mas você poderá trabalhar entanto em alguma empresa que valorize seus conhecimentos e não se você tem ou não o diploma revalidado. Revalidar seria só se você vai ir lá para ficar a morar (para um futuro), senão não acho necesario passar por isso pois para fazer post-grados, mestrias, cursos de capacitação, etc. o seu título de grado será reconhecido por um Acordo Mercosul exclusivo para isso.

Muita sorte.

Abrazo
Nombre: Ardi Weingast
Estado civil: Viuda
Hijos: 2 (29 y 25 años)
Lugar de procedencia: Balcarce
Lugar donde reside: Florianópolis
Tipo de residencia:Permanente
No respondo por privado lo que se puede responder en el foro

Responder

Volver a “Tramites para brasileiros na Argentina”