Validar diploma universitário na Argentina?

Moderador: Ardi

Responder
kernel

Validar diploma universitário na Argentina?

Mensaje por kernel » Mar Mar 30, 2010 12:16 pm

Olá a todos,

Sou farmacêutico e estou me mudando para a Argentina (Córdoba) em Julho. Sei que a revalidação de diploma de estrangeiros no Brasil é um pouco penosa para algumas categorias (principalmente Medicina), todavia gostaria de saber dos colegas do fórum se sabem qual o procedimento a ser tomado e se alguém já teve experiência de revalidar diploma brasileiro na Argentina (principalmente se foi na área da saúde como Farmácia).

Agradeço a quem puder ajudar!

ps: desculpem se postei em local errado no fórum, não sabia qual seria a seção ideal.

Fedrik
Administrador

Re: Validar diploma universitário na Argentina?

Mensaje por Fedrik » Mar Mar 30, 2010 1:02 pm

Olá Kernel, deixo para você a mesma resposta que recebemos de um parceiro que está morando aqui e que começou com a revalidação do diploma. Se tiver alguma outra dúvida a gente se fala.

Para revalidar en Argentina es lo mismo que para revalidar en Brasil, o sea: Las exigencias dependerán de cada Universidad, lo que hay que hacer es ir a la Universidad donde se quiere revalidar y preguntar ahí.

Lo que se seguro es que los títulos secundario y universitario tienen que estar sellados en Itamaraty (MRE) además de sello del MEC de Brasil y traducidos.
Se que solamente se puede revalidar cuando tengas DNI, y que la propia universidad cobra entre 2.500 a 3.000 pesos para hacer el trámite.
Igual para darte una idea te muestro como es en la UBA:

Revalidação na UBA:

O que vc tem que apresentar aqui vai depender da Universidade em que vai revalidar seu diploma.
No caso da UBA me pediram (fac. de Direito)
-Relação das disciplinas cursadas (nómina) constando: conteúdo, carga horária, bibliografia, ementa etc...
- Histórico de notas e matérias cursadas
- Carta do Diretor da Universidade atestando que as matérias contantes do histórico são as do programa da carreira de Direito
- Diploma

Além disso vc terá que revalidar seu segundo grau também, antes de dar entrada nos papéis da revalida do diploma. Isso demora mais ou menos 2 meses já que Brasil tem um convênio com a Argentina. Terá que apresentar:
- Histórico escolar do 2 grau
- Diploma de 2 grau

Comento que toda esta documentação deve estar com as firmas autenticadas e com um sello (carimbo) do Ministério da Relações Exteriores. Vc deve enviar a Brasília para que te carimbem.

Depois terá que traduzir toda a documentação por tradutor juramentado aqui na Argentina.
Carta do diretor
Com relação à carta do diretor tive que fazer uma "gauchada"como dizem aqui...foi o último documento que ficou pronto, porque não me avisaram que era necessário...e quando já tinha tudo: eis que faltava a carta do diretor.
Eu confeccionei uma carta com um papel especial e com o "brasão" da minha universidade (que peguei pela internet), escrevi que a aluna tal, se formou na data tal, etc, etc, etc, cursou as disciplinas referente a carreira tal totalizando tantas horas aulas e que estas disciplinas são as correspendentes ao curriculo oficial do curso de Direito. Quem me ajudou foi uma secretaria da faculdade.
Aí levei para o Diretor e expliquei que faltava este doc. para revalidar meu diploma na Argentina.Ele assinou na hora e foi só ter que reconhecer a firma.
Se eu fosse esperar que meu diretor fizesse esta carta estava frita...
....................................................................................................................................
Fui me informar na UBA, sobre a legalizacao do meu diploma ( psicologia) e alèm de todos os trâmites que li acima, ela ainda me pediu uma taxa de $3000,00 pesos.

Espero que te sirva, de cualquier modo hasta que no tenga DNI no podrá solicitar la revalidación, pero mientras puede ir sellando los papeles. Pero como siempre, tiene que ir a la Universidad donde va a revalidar para informarse porque cada una es diferente.

kernel

Mensaje por kernel » Mar Mar 30, 2010 11:26 pm

Obrigado Fredik!! Sem dúvidas foi de grande valia a sua resposta! :mrgreen:

Fedrik
Administrador

Mensaje por Fedrik » Mié Mar 31, 2010 9:40 am

De nada Kernel e bem-vindo ao nosso fórum.

Abraço

Federico

mam

Mensaje por mam » Vie Feb 06, 2015 3:54 pm

Estimado Fedrik,
Quería consultarte si los tramites para revalidar titulo universitario de Brasil en Argentina siguen siendo los mismos que indicas en la comunicación anterior. Mi esposa es Brasilera y es arquitecta con titulo universitario de Brasil, y me interesaba saber cual serían los tramites para la revalida del titulo en Argentina porque nos estamos trasladando a Argentina. Ademas del titulo universitario, tiene pos graduaciones también en Brasil, y quería saber si corren la misma suerte que los títulos universitarios o les corresponde otro procedimiento. Cualquier orientación que me puedas brindar te lo agradezco.
Mario
Nombre: Mario Martos Ghersevich
Estado civil:casado
Hijos: no
Lugar de nacimiento: Córdoba- Argentina
Lugar donde vivo actualmente: Recife - Brasil
Tipo de residencia: temporaria

Fedrik
Administrador

Mensaje por Fedrik » Vie Feb 06, 2015 5:23 pm

Hola Mario, realmente desconozco si han cambiado algunas normas. En principio es igual y lo importante en el caso de uds es que traigan toda la documentación que detallo sellada por Itamaraty; sin ese sello acá los documentos carecen de valor o reconocimiento como válidos. Luego acá deberán ponerse en contacto con las Universidades que ofrezcan la carrera que tu esposa haya hecho y cada una tendrá sus requisitos.
Nombre: Federico Fontana (Fedde)
Estado civil: Divorciado
Hijos: 1
Lugar de procedencia: Bariloche
Lugar donde vivo actualmente: Heredia, Costa Rica
Tipo de residencia: ninguna

Responder

Volver a “Tramites para brasileiros na Argentina”